O que é a crise dos 9 anos?

Receba dicas e conteúdos exclusivos para a educação do seu filho.

A fase dos 9 anos pode ser um pouco mais complicada porque marca o fim da infância da criança, fazendo com que ela passe para a fase da pré-adolescência. Toda essa etapa de transformações pode indicar uma crise, conhecida como a crise dos 9 anos.

|+ Saiba como conseguir bolsas de estudos para crianças de todas as idades

Alguns profissionais explicam que esse momento de transição afeta todos os meninos e meninas em algum momento entre 8 e 12 anos. Mas, essa etapa se apresenta de maneiras diferentes, de acordo com as experiências vivenciadas de modo individual.

Vamos entender melhor sobre o que é essa crise dos 9 anos e como lidar melhor com esse período? Continue a leitura para saber mais detalhes.

O que muda com a crise dos 9 anos?

Em algumas crianças, os 9 anos começam a marcar os primeiros sinais da puberdade. Nas meninas, a puberdade ocorre entre os 8-13 anos e nos meninos, um pouquinho mais tarde, dos 9-14 anos.

Alguns sinais como o surgimento do broto mamário, aumento de testículos, nascimento de pelos, aumento de oleosidade na pele, surgimento de acnes, além da questão emocional são alguns norteadores de que algo está realmente mudando. A crise dos 9 anos pode começar, justamente, aí.

Um outro fato importante é que a queda dos dentes também pode variar de acordo com cada criança. Entretanto, aos 9 anos, os dentes molares e pré-molares, mais ao fundo da boca, também começam a amolecer. A troca dos dentes, entretanto, continua até os 12 anos.

Como lidar com a crise dos 9 anos?

Essa é uma das fases que mais devemos ter paciência com as crianças/pré-adolescentes. As questões hormonais e sexuais influenciam o desenvolvimento do cérebro, modificando o comportamento do adolescente. Além disso, o nível do humor e de impulsividade, bem como os seus interesses e capacidades intelectuais mudam. Mas, existem algumas ações que podem ajudar durante essa fase de transição.

A sexualidade, sem dúvidas, pode parecer um tema mais complicado para ser discutido em algumas famílias. As perguntas realizadas pelas crianças devem ser respondidas com naturalidade, sem ir muito além do que foi questionado quando envolver assuntos mais complexos. Dessa forma, a criança ganha confiança para seguir consultando os responsáveis quando surgir alguma dúvida importante. 

Além disso, há casos em que os pequenos desenvolvem ansiedade extrema e apresentam sintomas como inquietação, dificuldade para dormir e para focar em uma coisa de cada vez. Paciência e um passo de cada vez. E claro, atenção aos sinais. 

Leia também: + Ansiedade infantil: entenda os sintomas e como tratar + Mindfulness para crianças: entenda o que é e veja dicas de exercícios

Outros assuntos que fazem parte dessa fase são as paquerinhas e a vida afetiva. Esses assuntos não precisam ser superestimados, nem devem ser menosprezados. Busque estar perto, conhecer os sentimentos dos filhos e ficar aberto para responder às dúvidas. 

É importante ter em consideração que as demonstrações de afeto por um colega fazem parte do desenvolvimento, mas existe um limite, que deve ser acompanhado de perto pelos pais.

O que uma criança de 9 anos gosta?

Aos 9 anos, a criança começa a ter a percepção do que é certo e errado, mas também leva muito em consideração a opinião dos amigos. Ajude-a a lembrar sempre de suas habilidades, individualidade, conquistas e superações até aqui. 

A forma como cada criança lida com mais essa transição varia muito conforme a personalidade. Se seu filho souber que tem pais que confiam na capacidade dele, terá mais autoestima e coragem para bancar as próprias decisões. E quando precisar, sabe que pode contar com a família para isso.

Na idade dos 9 anos, as crianças adoram interagir com amigos, criam vídeos para redes sociais, gostam de jogos e atividades que desafiam a inteligência e o pensamento criativo.

Por isso, os melhores presentes para crianças de 9 anos são brinquedos interessantes e que trazem experiências. Algumas dicas são:

  • Brinquedos de ciências e robótica;

  • Instrumentos musicais para iniciarem no mundo da música;

  • Presentes de esportes e atividades ao ar livre como tabela de basquete, bicicleta, patins e patinete;

  • Jogos de tabuleiro e peças para montar seus personagens favoritos entre outras opções.

O que devo ensinar durante a crise dos 9 anos?

Como já é de se esperar, crianças de todas as idades costumam ser naturalmente curiosas, mas aos 9 anos as perguntas passam a ser mais elaboradas: aquele “porque sim” já não funciona mais. Essa é uma fase interessante para estimular ainda mais o hábito da leitura e o interesse por aprender um instrumento musical ou por se dedicar a algum esporte. 

Além do desenvolvimento de novas habilidades e dos conhecimentos obtidos na escola, essa é uma idade importante para trabalhar a inteligência emocional. Os 9 anos antecedem a pré-adolescência: nesse momento os sentimentos se confundem e, a criança passa a sentir necessidade de agradar os colegas, de se encaixar em algum grupo social de amigos. 

Leia também: + Pré-adolescência: quando começa e como ajudar?

Conversas sobre amor-próprio e autenticidade, e ensinar a criança a se perguntar se está feliz e confortável com as pessoas que a rodeiam também ajudam muito na superação da crise dos 9 anos. 

Mesmo com muito acolhimento e diálogo, é natural que aconteça com seu filho aqueles episódios em que ele é influenciado pelos amigos ou sinta alguma vergonha da presença dos pais. Respire fundo e tenha muita paciência, pois, como todas as outras fases, a crise dos 9 anos também passa.